8 de setembro de 2007

XXIII Domingo do Tempo Comum


“Quem de entre vós não renunciar a todos os seus bens,
não pode ser meu discípulo”


O texto quer salientar que para seguir Jesus é necessário sair do anonimato e comprometer-se em primeira pessoa. S. Lucas quererá, possivelmente, dar uma resposta ao afrouxamento de alguns fiéis que entendiam que bastava pertencer ao grupo dos cristãos para se identificar com o projecto de Jesus. Quais as condições para seguir a Jesus? Em primeiro lugar, o desapego afectivo, completo e imediato: pai, mãe, mulher, filhos, irmãos e irmãs passam para segundo plano. Só Jesus é prioritário. O desapego implica, para além da família e dos bens, a própria vida. Em segundo lugar, a disponibilidade para a cruz e a renúncia de tudo (v. 33). As duas pequenas parábolas ilustram que seguir o Mestre é fruto de decisão ponderada, amadurecida e coerente.. A primeira parábola (v. 28-30) coloca como exemplo a construção de uma torre, que requer avultados recursos e um sério planeamento. Assim é o seguimento de Jesus. A segunda parábola inspira-se na prudência de um rei que, numa situação de guerra, prefere negociar a paz, a fim de evitar a humilhação da derrota com consequências desastrosas para ele e para o seu povo. Assim deve fazer aquele que decide seguir Jesus: realista como o arquitecto e prudente como o rei. Dito por outras palavras: evitar as ilusões fáceis, dado que não basta a boa vontade para ser cristão, e ser suficientemente sábio, a ponto de poder enfrentar os riscos que tal compromisso comporta. Ser cristão comporta “decisões” e “riscos” que determinam toda a vida de quem faz essa opção.

(Voz Portucalense /online)

1 comentário:

antonio disse...

Uma boa reflexão sobre o Evangelho de hoje.

Hoje na Homilia, o pe Valdemar recordou-nos: Se corrêssemos para o próximo como corremos para as multidões, estaríamos mais próximo de sermos esse Cristão de que nos fala o Evangelho.

Estamos presentes em peregrinações, encontros, retiros e achamos tudo maravilhoso e aprendemos sempre muito, mas depois individualmente não lhe damos seguimento.

Enviar um comentário