5 de maio de 2007

Chegar a Jesus através de Maria


O Papa João Paulo II era um grande devoto de Maria e em todas as suas cartas e encíclicas fazia referência à Mãe de Jesus. No passado mês de Outubro de 2002 dirigiu aos cristãos uma carta apostólica «O Rosário da Virgem Maria». Em que pedia que dedicássemos esse ano ao «Rosário».
E nessa carta pede aos cristãos de não deixem de rezar à Nª Senhora e que o rosário (ou terço) é a melhor forma de chegar até Jesus Cristo através de Maria.
E mais, propõe outros mistérios da vida de Jesus sobre os quais devemos pensar e meditar.
Diz-nos, que para o Rosário possa ser mais completo, é necessário que, depois de recordar os momentos da encarnação e vida de Jesus (Mistérios da Alegria) e antes dos momentos de sofrimento e paixão (Mistérios da Dor) e da Ressurreição (Mistérios Gloriosos), a meditação se deveria concentrar também em momentos significativos da vida pública de Jesus (Mistérios da Luz).


E estes cinco novos mistérios são:

1º Baptismo no Jordão (Mt.3,13-17),
2º Bodas de Cana (Jo.2,1-11),
3º Anuncio do Reino de Deus (Mc.1,14-15)
4º Transfiguração (Lc.9,38-36), e
5º Instituição da Eucaristia (Lc.22,14-20).

Sabemos que nem sempre é fácil seguir Jesus, por isso pedimos a ajuda da Sua Mãe. E é através de Maria que chegamos até Jesus.
Ao rezar o terço ou o Rosário, estamos a meditar nos mistérios da vida de Jesus e a pedir a intercessão de Maria para fazermos a vontade de Jesus e a melhor forma é tomá-La como modelo de fé e procurar ser como Ela e escutar o pedido que ela nos faz nas Bodas de Cana «Fazei o que Ele vos disser».

1 comentário:

antonio disse...

Mafaoli, no meu blog, em baixo do lado direito tenho algo para ti. Espero que aceites.

Reza-se tanto a Maria, rogamos permanentemente a sua intercepção e no entanto, o tão pouco que se estuda os mistérios Marianos.
Estou na Escola da Fé, e em três anos de formação, 12 disciplinas, não existe uma dedicada a Maria!

Por isso, com a tua fé e saber dá-nos mais de Maria, Mãe que nos foi confiada por Cristo reinante, do alto da sua Cruz: Depois disse ao discípulo (o mais amado): “Eis a tua Mãe!” E, desde aquela hora, o discípulo acolheu-a como sua. (Jo 19,27)

Enviar um comentário